“Mercado de trabalho no contexto da pandemia” foi o tema da 11ª LivePontoCOM, no dia 6 de julho, às 19h, transmitida pelo Facebook do curso de Comunicação Institucional da Universidade Federal do Paraná (UFPR). A live contou com as participações de Leandra Cortelleti, que é psicóloga com MBA em gestão estratégica de empresas e especialista em psicologia organizacional, e Gian Gonçalves, tecnólogo em Comunicação Institucional pela UFPR.
Foram abordados os desafios do mercado durante a pandemia, adaptações necessárias para as empresas, entre elas o “vídeo currículo” como nova forma de seleção, e o trabalho remoto, além das mudanças no setor de eventos. Sobre esse último tema, Gian explanou: “tivemos que nos adaptar, evento online, videoconferência, e aí a gente começou a ver uma série de mudanças, não só na nossa vida e no nosso cotidiano, mas no mercado”.
“Storybrand: mito, marca e memória” foi tema da décima edição da LivePontoCOM, ministrada por Hertz Wendel. Cientista e consultor nas áreas de Neuromitologia de Marca, Storytelling e Antropologia do Consumo, Wendell é também professor do curso de Publicidade e Propaganda e do programa de Pós-graduação em Comunicação da UFPR.
De acordo com Wendell, o storybrand tem um poder de posicionar a marca de uma forma que resulte em uma maior conexão com o público. “O storybrand é importante para uma instituição, pois pode construir uma comunicação simplificada, objetiva e clara. Além de traduzir todo os conceitos desenvolvidos na mitologia da marca, pode estar associado às técnicas de neurociência para buscar maior conexão com o público”, comentou.
“Eventos e Cerimonial como ferramentas estratégicas de uma organização” foi tema da nona edição da LivePontoCOM, que foi ao ar no dia 16 de setembro, no Facebook do curso de Comunicação Institucional da Universidade Federal do Paraná (UFPR).
A live foi ministrada por Nicolle Rodrigues, graduada em Relações Públicas, especializada em Marketing e Gestão de Organizações Públicas. A palestrante já teve passagens por diversas instituições, incluindo em sua experiência profissional a passagem pela área de eventos e cerimonial da UFPR. Atualmente, é consultora da Diretoria do FORCIES (Fórum dos Organizadores de Cerimônias Universitárias e Acadêmicas das Instituições de Ensino Superiores Brasileiras).
Segundo Nicolle, um evento tem grande potencial para contribuir para a comunicação de uma organização, podendo ser até uma estratégia de marketing. “É através dele que podemos trabalhar com a exposição da imagem de uma organização, além de estabelecer uma excelente ação aproximativa e um engajamento com todo o público. Os eventos possibilitam um excelente networking, a potencialização de diálogos, uma comunicação dirigida e uma ótima divulgação da organização”, afirmou.
A oitava edição da LivePontoCOM foi ao ar na quarta-feira, 2 de setembro, às 10h, na fanpage do curso de Comunicação Institucional da Universidade Federal do Paraná (UFPR).
O tema da vez foi “Google Ads Essencial: Como gerar tráfego qualificado para seu site” e foi ministrada por Ademir Lara. Ele é professor, consultor e palestrante de Marketing Digital e Social Media, graduado em Gestão de Negócios da Informação e especialista em Administração e Marketing. Atualmente, é professor de Marketing Digital na Escola de Negócios da Associação Comercial do Paraná.
Para Ademir, o profissional especialista em tráfego pago deve concentrar seus esforços não apenas para “gerar cliques”, mas levar o visitante a se tornar um cliente do site. “Ele deve gerir estrategicamente suas campanhas de tráfego pago para levar ao site do seu cliente visitantes mais próximos possível de se tornarem potenciais ‘futuros’ clientes”, comentou.
Como ser freelancer no mercado de comunicação foi tema da sétima LivePontoCOM, que foi ao ar na última quarta-feira (19), às 10h, no Facebook do curso de Comunicação Institucional da Universidade Federal do Paraná (UFPR).
A live foi ministrada pelo jornalista Diego Gianezi, especialista em comunicação, que tem passagens pelo Jornal da Cidade de Bauru (SP) e pelas revistas Exame e Mundo Estranho, da editora Globo. Ele também foi assessor de imprensa dos grupos FMU e Spa Renata França e coordenador de comunicação na Câmara Municipal de São Paulo. Atualmente é freelancer e escreve regularmente para Yahoo Brasil e Valor Investe.
Gianezi falou sobre a importância do profissional freelancer ter disciplina para realizar suas atividades e saber valorizar seu trabalho, “Acho importante que o profissional saiba o valor da sua hora e do seu trabalho para não canibalizar as oportunidades com pagamentos cada vez menores e cair na exploração das empresas, agências, redações etc”.
A sexta edição da LivePontoCOM teve como tema “Influenciadores como marca: uma análise dos protagonistas da nova mídia”, e foi ministrada por Maikel Silva, graduado em Publicidade e Propaganda, especializado em marketing digital e produtor executivo da influencer Alice Salazar. Além de produtor, Maikel atua há mais de 15 anos no mercado e já atendeu clientes como General Motors, Volkswagen, Carrefour, Itaipu Binacional e Volvo.
Maikel explicou que os influenciadores podem atingir um público maior que muitas emissoras e que estão ocupando espaços de diferentes segmentos.
“Os influenciadores são os protagonistas da nova mídia. E estamos falando de um número cada vez maior de influenciadores nos mais variados segmentos. Games, beleza, política, comportamento, humor e esportes tem se destacado neste cenário com nomes novos a cada dia, que não conhecemos e não conseguimos acompanhar”, resumiu.
A comunicação na área da saúde foi o tema da quinta edição da LivePontoCOM, realizada no dia 22 de julho. A convidada foi a jornalista Camila Kaseker, especialista em comunicação estratégica.
Segundo Camila, a comunicação é uma ferramenta fundamental no processo de transformação da saúde, especialmente na esfera pública. “As políticas públicas de saúde precisam ser construídas, atualizadas e colocadas em prática com participação social ativa e a educação em saúde. É por meio de histórias inspiradoras e boas práticas que é possível engajar e transformar comportamentos, tanto no nível pessoal, quanto profissional”, afirmou.
A comunicação eficiente durante a pandemia foi pauta da quarta edição da LivePontoCOM, que foi ao ar no dia 15 de julho. A convidada da vez foi Solange Fusco, especialista em comunicação estratégica, ex-diretora de comunicação do Grupo Volvo e proprietária da 4Trust Comunicação Estratégica.
A live foi mediada pelo professor do curso de Comunicação Institucional da Universidade Federal do Paraná (UFPR) Sávio Moreira, especializado em gestão de pessoas e sócio e administrador da 4Trust.
O foco da live foi na importância de uma comunicação eficiente, especialmente durante um período de pandemia. “A comunicação institucional sempre precisou ser eficiente, pois trabalha com os valores intangíveis de uma empresa, isto é marca, propósitos e pessoas, mas neste momento as empresas precisam se expor mais, mostrar seu valores e trabalhar a reputação”, disse Solange.
A terceira edição da LivePontoCOM teve como pauta o mindset estratégico na prática e foi ministrada pelo publicitário e consultor estratégico Guilherme Marconi, que atua há mais de 10 anos em agências de Curitiba e São Paulo. Ele tem uma sólida experiência em planejamento estratégico e gestão de mídia e atende clientes globais como Mondelēz, Reckitt Benckiser e Heineken.
O encontro virtual foi realizado no dia 8 de julho, das 10h às 11h, no Facebook do curso de Comunicação Institucional da Universidade Federal do Paraná (UFPR) e foi mediado pela professora e vice-coordenadora do curso, Letícia Herrmann.
De acordo com Marconi, o mindset estratégico contribui para uma tomada de decisão mais inteligente. “Consiste em treinar constantemente o olhar para enxergar os vários ângulos de uma questão”, reforçou.
A comunicação organizacional em tempos de pandemia foi o tema da segunda edição da LivePontoCOM, que foi ao ar na manhã da última quarta-feira (24). O evento virtual contou com a participação do jornalista e professor sênior da Universidade de São Paulo (USP), Wilson da Costa Bueno, que é, também, consultor em Comunicação Empresarial/Organizacional e Jornalismo Especializado para empresas e instituições, públicas e privadas.
A conversa foi mediada pela professora Ana Silva, coordenadora do curso de Comunicação Institucional da Universidade Federal do Paraná (UFPR).
Bueno falou dos novos rumos que a comunicação tem tomado por conta das transformações geradas pelo coronavírus. “A pandemia obrigou as empresas, as organizações em geral, e em particular os comunicadores, a se reinventarem”, acredita.
A LivePontoCOM, que promove encontros virtuais com foco no mercado de trabalho, é uma iniciativa do curso de Comunicação Institucional da Universidade Federal do Paraná (UFPR).
O projeto foi criado com o objetivo de aproximar alunos e professores do mercado profissional durante a pandemia.
A primeira edição foi no dia 3 de junho, pela manhã, na página do Facebook do Curso de Comunicação Institucional. O convidado foi o publicitário Rodrigo Bueno, que falou sobre neuromarketing aplicado ao marketing digital. Para a estudante Marily Regina, a live foi muito produtiva. “O tema foi muito pertinente para que algumas das minhas dúvidas fossem sanadas”, disse.