Menu

Notícias



Exposição Imersiva marca os 15 anos do curso de Comunicação Institucional

 

Nos dias 5, 6 e 7 de dezembro, o Setor de Educação Profissional e Tecnológica da Universidade Federal do Paraná (SEPT-UFPR) recebe a “Exposição Imersiva: 15 anos do curso de Comunicação Institucional da UFPR”, evento que oferece uma experiência sensorial única para celebrar e reviver a trajetória de sucesso do curso.

Com visitas guiadas de aproximadamente 45 minutos (mediante agendamento via formulário online), o público poderá explorar uma combinação inovadora de vídeos, fotografias, relíquias, tecnologias de projeções, realidade aumentada (RA), realidade virtual (RV) e áudio imersivo.

O evento, que integra a programação especial de aniversário do curso, convida os visitantes a interagir com conteúdos que destacam os marcos, transformações e conquistas dos 15 anos de existência da graduação em Comunicação Institucional. A exposição, coordenada pelas professoras Ana Carolina de Araújo Silva e Flávia Bespalhok, é fruto de uma atividade colaborativa das disciplinas Novas Narrativas da Comunicação e Laboratório de Vídeo II, por meio da qual os estudantes colocam em prática conteúdos discutidos nas disciplinas, em uma narrativa imersiva interativa.

A exposição narra a trajetória do curso e traça um paralelo com a evolução das tecnologias da comunicação e com os cenários do passado, presente e futuro do curso de Comunicação Institucional e o mundo do trabalho em que se insere. Desenvolvida em parceria com a ZiiP – Identidade Institucional (projeto de extensão do Curso de Comunicação Institucional), a exposição traz, ainda, um relato audiovisual que retrata a história do curso, corpo docente, estudantes atuais, egressos e infraestrutura de ensino, pesquisa e extensão.

 

Uma experiência de excelência e impacto

A Exposição Imersiva celebra os avanços do curso de Comunicação Institucional da UFPR, evidenciando sua relevância no mercado de trabalho e seu impacto transformador ao longo do tempo. Com exemplos de atuação em empresas, ONGs e comunicação governamental, a exposição reafirma a importância dessa formação. Criado em 2009, o curso conquistou nota máxima (5) na avaliação do MEC e se destaca por sua infraestrutura moderna, corpo docente qualificado e conquistas como diversos prêmios Expocom. “Queremos mostrar como o curso impacta vidas e transforma o mercado em diversas áreas”, afirma o professor Cleverson Ribas Carneiro, atual coordenador do curso.

 

SERVIÇO

 

Exposição Imersiva: 15 anos do curso de Comunicação Institucional da UFPR
Quando: 5, 6 e 7 de dezembro de 2024
Onde: Setor de Educação Profissional e Tecnológica (SEPT) – UFPR
Horários: Visitas guiadas de 45 minutos (agendamento prévio obrigatório via formulário online).
Inscrições: Clique aqui para agendar sua visita (confirmação da inscrição sujeita a lotação no dia e horário escolhidos (prioridade por ordem de inscrição. Após realizar a inscrição, é preciso aguardar e-mail de confirmação para comparecimento na exposição).

 

Mais informações: Redes sociais (@ci_ufpr no Instagram e facebook.com/ufprtci) e site comunicacaoinstitucional.ufpr.br.

____________________________________________________________________________________________

 

Curso de Comunicação Institucional da UFPR completa 15 anos

 

O Curso Superior de Tecnologia em Comunicação Institucional da UFPR completa 15 anos em 2024. E para marcar a data, uma extensa e diversa programação está sendo organizada.

A primeira ação é a campanha digital “Sou Comunicação Institucional UFPR”, lançada nas redes sociais do curso, com o objetivo de coletar relatos de pessoas que tiveram suas histórias de vida mudadas pela graduação em Comunicação Institucional. Egressos, alunos, professores e técnicos podem enviar vídeos de até um minuto contando como sua passagem pelo curso contribuiu para a sua trajetória pessoal e profissional. Esses depoimentos vão integrar um material especial sobre o aniversário do curso, a ser divulgado amplamente. Os vídeos devem ser enviados para o direct do Instagram do curso (@ci_ufpr).

Já nos dias 5 e 6 de novembro, a Jornada de Comunicação Institucional vai trazer uma programação dedicada aos 15 anos do curso, com palestras, bate-papos e mesas redondas. A programação completa será divulgada mais próxima do evento. E ainda esse ano, uma exposição interativa vai marcar as comemorações com vídeos, fotografias e materiais imersivos que vão contar a história desses 15 anos de sucesso.

“A intenção é enfatizar como a UFPR muda vidas e, em especial, como o curso de Comunicação Institucional proporcionou que centenas de profissionais qualificados contribuíssem para o crescimento do mercado da Comunicação, nas mais diversas áreas, em empresas, em ONGs e na comunicação governamental”, disse o professor Cleverson Ribas Carneiro, que foi o primeiro coordenador do curso e hoje ocupa esse cargo novamente.

O curso de Tecnologia em Comunicação Institucional foi criado em 2009, junto com o Setor de Educação Profissional e Tecnológica (SEPT) da UFPR. Desde seu início, o Setor tem concentrado esforços na modalidade de graduação tecnológica – até então nova no âmbito da UFPR. A criação do curso se deu nesse contexto, como resposta à demanda das organizações da região por profissionais com sólida formação prática para o desenvolvimento de projetos de comunicação interna e externa em instituições públicas, privadas e do terceiro setor.

Na última avaliação realizada pelo Ministério da Educação (MEC), o curso recebeu o conceito 5, nota máxima. A avaliação conduzida por uma comissão do Instituto Nacional de Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) levou em conta vários aspectos como a infraestrutura física de salas de aula, laboratórios e bibliotecas, qualificação e produção acadêmica do corpo docente e discente e configuração das disciplinas e projeto pedagógico em atividades de ensino, pesquisa e extensão.

Hoje, o curso de Comunicação Institucional da UFPR conta com professores doutores em seu corpo docente, laboratórios de áudio, foto, vídeo, informática e de neurociência do consumo, além da Agência Experimental de Comunicação ZiiP. Já ganhou diversos prêmios Expocom, prêmio concedido pela Intercom (Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação) a produções experimentais da área.

Confira as atualizações da programação dos 15 anos do curso de Comunicação Social e o vídeo sobre a campanha “Sou Comunicação Institucional UFPR” (https://encurtador.com.br/Pshgn) nas redes sociais do curso (@ci_ufpr no Instagram e facebook.com/ufprtci).

 

Evento

__________________________________________________________________________________________

 

Wilson Bueno fala sobre os desafios da comunicação em tempos de pandemia

 

A comunicação organizacional em tempos de pandemia foi o tema da segunda edição da LivePontoCOM, que foi ao ar na manhã da última quarta-feira (24). O evento virtual contou com a participação do jornalista e professor sênior da Universidade de São Paulo (USP), Wilson da Costa Bueno, que é, também, consultor em Comunicação Empresarial/Organizacional e Jornalismo Especializado para empresas e instituições, públicas e privadas.

A conversa foi mediada pela professora Ana Silva, coordenadora do curso de Comunicação Institucional da Universidade Federal do Paraná (UFPR).

Bueno falou dos novos rumos que a comunicação tem tomado por conta das transformações geradas pelo coronavírus. “A pandemia obrigou as empresas, as organizações em geral, e em particular os comunicadores, a se reinventarem”, acredita.

Evento


Curso de Comunicação Institucional realiza lives durante a pandemia

 

A LivePontoCOM, que promove encontros virtuais com foco no mercado de trabalho, é uma iniciativa do curso de Comunicação Institucional da Universidade Federal do Paraná (UFPR).

O projeto foi criado com o objetivo de aproximar alunos e professores do mercado profissional durante a pandemia.

A primeira edição foi no dia 3 de junho, pela manhã, na página do Facebook do Curso de Comunicação Institucional. O convidado foi o publicitário Rodrigo Bueno, que falou sobre neuromarketing aplicado ao marketing digital. Para a estudante Marily Regina, a live foi muito produtiva. “O tema foi muito pertinente para que algumas das minhas dúvidas fossem sanadas”, disse.

Evento

 


Formatura de Comunicação Institucional é marcada por grandes emoções

A cerimônia de colação de grau é um momento muito especial para os acadêmicos que estão encerrando um ciclo tão importante. Os formandos de Comunicação Institucional viveram este rito de passagem no dia 11 de março de 2020, quando foi realizada a formatura da turma de 2017, no Teatro da Reitoria.

Um dos pontos altos da celebração foi o momento em que a oradora da turma, Juliana Piastuch, relembrou o percurso de aprendizado dos agora comunicadores e deu uma dose extra de emoção ao momento.

Atualmente, Juliana é analista de comunicação da Renault e fala com a propriedade de quem já está no mercado de trabalho. “A bagagem que adquirimos durante o curso nos traz uma confiança de que estamos no páreo e que podemos competir de igual para igual com qualquer outro profissional da área”, diz.

Segundo Juliana, as empresas têm buscado profissionais completos e o comunicador institucional tem este perfil. “Gosto de pensar que o comunicador institucional tem em si um pouco de tudo que um comunicador de verdade deve ter, podendo ser em um só tudo aquilo que o mercado precisa”, finaliza.

Evento


Semana de recepção de calouros conta com diversas atividades

Os calouros de CI foram recepcionados entre 2 e 6 de março com diversas apresentações da direção com informações sobre o funcionamento prático do curso e orientações sobre a atuação da Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis (PRAE), Superintendência de Inclusão, Políticas Afirmativas e Diversidade (SIPAD) e Diretório Central dos Estudantes (DCE). A conversa inicial também incluiu a biblioteca do setor e a secretaria Online. Na oportunidade, também foram realizadas a apresentação do curso, do projeto de orientação e desenvolvimento pessoal e profissional, da Agência ZiiP e, ainda, da projeto de pesquisa e iniciação científica. Uma das atrações foi a egressa Juliana Piastuch, que contou sobre sua experiência na Agência ZiiP e no mercado de trabalho. Os últimos dois dias da semana de recepção ficou por conta do centro acadêmico, que organizou um tour pelo setor, pelo Restaurante Universitário (R.U) e outras atividades que animaram os novos estudantes do curso.


Docentes Participam da Semana Pedagógica

Os professores do Setor de Educação Profissional e Tecnológica (SEPT) da Universidade Federal do Paraná (UFPR) participaram da semana pedagógica entre os dias 18 e 21 de fevereiro. Os docentes e colaboradores do setor tiveram a oportunidade de dialogar sobre novos projetos e sistemas que estarão disponíveis ao longo do ano. A semana teve workshop do novo sistema Office 365 para capacitá-los para atividades do semestre, oficina de curricularização da extensão e atualização do Currículo Lattes, novas funcionalidades dos sistemas e comunicação do setor. Além disso, Lis Soboll, professora de psicologia da UFPR, ministrou uma palestra sobre “Relações e Sentido do Trabalho”, do projeto ConVIDA, que tem como objetivo trabalhar questões de saúde emocional no ambiente de trabalho.


Calouros realizam matrícula e participam do trote sem violência

Os alunos de Comunicação Institucional realizaram o tão esperado registro acadêmico e participaram do trote sem violência, organizado pelo Centro Acadêmico de Comunicação Institucional (CACIN). Os veteranos comandaram uma roda de conversa para trocar ideias sobre o curso e, também, levaram os novatos para uma visita ao Restaurante Universitário (RU), para eles se habituarem com a nova rotina da universidade.


Banho de Lama UFPR: ritual de entrada para os mais de 40 aprovados de Comunicação Institucional

O banho de lama é um marco da conquista da tão sonhada vaga na UFPR. Neste ano, o evento tradicional foi no dia 15 de janeiro e contou com muita comemoração dos aprovados no vestibular 2019/2020. Os novos estudantes de Comunicação Institucional se divertiram e se sujaram muito e também puderam conhecer alguns de seus veteranos, que marcaram presença nesta celebração.


Curso recebe nota máxima na avaliação do MEC

O curso de Comunicação Institucional da UFPR recebeu a visita da comissão de avaliação do Ministério da Educação (MEC) no início de agosto. Durante três dias, dois avaliadores puderam conhecer melhor o curso, sua matriz curricular, a estrutura física do setor e os equipamentos disponíveis para o aprendizado. No processo de avaliação, houve, ainda, um bate-papo com os corpos docente e discente.

Para a coordenadora do curso, Ana Carolina de Araújo Silva, o resultado consolida a qualidade e excelência do curso. “A nota 5, para nós, é a coroação de um trabalho que tem como principal objetivo realmente formar um profissional de excelência, ético e muito bem qualificado para atuar em múltiplas plataformas da comunicação integrada.”

Uma semana depois, professores, alunos e técnicos puderam respirar aliviados ao receber a nota 5 do MEC, a nota máxima de avaliação do ministério. Parabenizamos a todos que fazem parte do curso de Comunicação Institucional pelo êxito obtido.

Fonte: Agência ZiiP


Professoras participam de semana acadêmica na UTFPR

No dia 24 de junho, as professoras Juliane Martins e Ana Carolina de Araújo Silva, do curso de Comunicação Institucional da UFPR (Universidade Federal do Paraná), foram convidadas da 3ª edição da Semana Acadêmica de Comunicação Organizacional da UTFPR (Universidade Tecnológica Federal do Paraná) – Tambor.

As docentes participaram do debate “O que é Comunicação Organizacional?”, que teve a presença da jornalista Ana Paula Pinto de Carvalho, da professora da UTFPR, Claudia Nociolini Rebechi, e do coordenador do curso de Comunicação Organizacional da UTFPR e mediador do debate, Camilo Catto.


Curso promove 5ª Jornada de Comunicação Institucional

Nos dias 7, 8 e 9 de maio foi realizada a 5ª edição da Jornada de Comunicação Institucional do curso de Tecnologia em Comunicação Institucional da UFPR, com o tema ‘“Branded Content: o conteúdo como estratégia da Comunicação Institucional”. O evento é organizado pelos alunos da disciplina de Cerimonial, Protocolo e Eventos, ministrada pela professora Letícia Herrmann.

Este ano, a jornada proporcionou novas experiências aos participantes por meio de oficinas voltadas à área de branding, mesa redonda sobre feminismo e comunicação, além de palestras com profissionais que atuam na área de Branded Content, que compartilharam sua experiências de mercado para os alunos, professores e interessados no evento. O evento conta com um site exclusivo: http://semanatci.wixsite.com/jornadatci

 


5ª Jornada de Comunicação Institucional da UFPR discute “Brand Content”

O curso de Comunicação Institucional da UFPR promove a 5ª edição da Jornada de Comunicação com o tema “Branded Content: conteúdo como estratégia de comunicação institucional”. O evento tem como objetivo a integração entre os estudantes, o mercado de trabalho e as atuais tendências na área da comunicação. A jornada acontece entre 7 e 9 de maio, das 8h às 12h, no grande auditório do Setor de Educação Profissional e Tecnológica (SEPT) da UFPR.

Desenvolvida pelos estudantes do 5º período do curso de Comunicação Institucional, orientada pela professora Letícia Herrmann, a programação da jornada conta com palestras sobre comunicação, uma mesa redonda sobre feminismo, além de oficinas nas áreas de redação, produção de conteúdo e branding.

Mais informações no site do evento semanatci.wix.com/jornadatci

Programação

Na manhã desta terça-feira (7), a abertura conta com a palestra “Economia Criativa: comunicação através do Capital Intelectual”, ministrada por Castro Pizzano, profissional da área de comunicação e designer gráfico. Após a palestra, serão oferecidas quatro oficinas: “Como encantar seu público com Brand Content na Internet”, com a egressa do curso de Comunicação Institucional e social media Eliz Andrade; “Como Valorizar seu Produto”, com o consultor de marketing digital e gestão de pessoas Fabio Yamagami; “Como realizar um planejamento de Conteúdo Institucional”, com o profissional de marketing digital Helton Magalhães e “Redação Criativa e Produção de Conteúdo”, com o redator Igor Francisco. As inscrições para as oficinas são limitadas e podem ser feitas no site da jornada.

A coach e analista comportamental Paula Boarin palestra sobre “Personal Branding” no dia 8 de maio. Em seguida, Paulo Zottino, consultor de branding e inovação, fala sobre “Branding como Ferramenta de Desenvolvimento Econômico Sustentável”.

No último dia da jornada, quinta (9), acontece uma mesa redonda com o tema “Comunicação e Feminismo”, composta pelas profissionais Caroline Bussato e Karina Gallon, e pelas professoras doutoras da área de comunicação, Nicole Kollross e Carla Rizzotto. Encerrando o evento, o sócio-proprietário da hamburgueria Whatafuck fala sobre “Branding e comunicação de marca”.

5ª Jornada de Comunicação Institucional

Local: Grande auditório do SEPT – Rua Dr. Alcides Vieira Arcoverde, 1225

Data: 7, 8 e 9 de maio de 2019

Horário: 8h às 12h, com credenciamento a partir das 7h30.

Por: Assessoria de Imprensa da Jornada de Comunicação – Curso de Comunicação Institucional (SEPT/UFPR)

 


TCI: Colação de grau contou com presença do Reitor da UFPR

No dia 20 de fevereiro, foi realizada a colação de grau de 23 formandos da turma de 2018 do curso de Tecnologia em Comunicação Institucional, no Teatro da Reitoria.

O evento contou com presença do reitor da UFPR, professor Ricardo Marcelo Fonseca, da diretora do SEPT Flávia Lúcia Bazan Bespalhok (paraninfa da turma), da coordenadora do curso Ana Carolina de Araújo Silva e da vicecoordenadora de curso Letícia Salem Herrmann Lima (patronesse). Na ocasião também foram homenageados os professores Eduardo Uliana e Fernanda Boechat e as servidoras Pricila Grittem Lindolm e Marilza Vitorino. Parabenizamos os novos Tecnólogos em Comunicação Institucional!

 


SEPT sedia evento do Grupo de Mídia do Paraná

Aconteceu no dia 08/08/2018, no Auditório Maior do SEPT o evento “Data is the new Oil”, promovido pelo Grupo de Mídia do Paraná e pela UFPR e realizado com o apoio dos alunos do curso de Tecnologia em Comunicação Institucional e da professora Letícia Herrmann. O evento contou com três palestras ministradas por profissionais da área de comunicação

digital, e gerou um debate sobre as oportunidades do mercado de trabalho e a importância e o perfil do profissional da área.

Entre os palestrantes estavam a diretora de Key Accounts da agência I-Cherry, Dora Oliveira, que compartilhou suas experiências na área da comunicação digital e falou sobre o perfil do profissional do futuro no digital.

 


Alunos de Comunicação Institucional são premiados no Prêmio Expocom 2018

 

Os alunos Ana Claudia Prado, Lucas Barreira e Thayná Birsneck do Curso Superior de Tecnologia em Comunicação Institucional (TCI) da Universidade Federal do Paraná (UFPR), participaram do Intercom Regional Sul 2018 e ganharam o prêmio na categoria videoclipe do Expocom, na modalidade Cinema e Audiovisual. O congresso de Ciências da Comunicação na Região Sul, foi realizado dos dias 29 de junho a 01 de julho, na FAG – Fundação Assis Gurgacz em Cascavel/PR. O trabalho foi produzido no 4º período do curso e orientado pela professora Flávia Bespalhok.

Com a temática “Diversidade, respeito e aceitação” o videoclipe “Star” abordou o respeito às diferenças, a auto-aceitação e amor próprio, e concorreu com mais quatro trabalhos de diferentes instituições de ensino.

No total, quatro trabalhos de alunos de TCI foram aceitos no Expocom (Exposição da Pesquisa Experimental em Comunicação) deste ano, além do premiado, apresentaram também os trabalhos: “A história de Maria” que concorreu na categoria Radionovela, desenvolvido pelas alunas Rosicler Ferreira, Eclerivan Figueiredo e Louise Zittel. Na categoria Embalagem o trabalho “Concepção de embalagem sustentável para balas de banana de Antonina”, desenvolvido pelas alunas Juliana Dias Piastuch, Jéssica Cortiano e Lais Ponciano e pela categoria Projeto de comunicação integrada o trabalho “Plano de comunicação: estratégias para posicionar a marca MadeiraMadeira” desenvolvido pelas alunas Carla Carvalho e Keila Cassiane Boganika.

Agora, o grupo apresentará o trabalho no congresso nacional, que será realizado na Universidade da Região de Joinville, em Joinville (PR) de 2 a 8 de setembro. Além desse trabalho, no congresso nacional serão apresentados outros artigos escritos por alunos e professores do TCI no Intercom Júnior, um espaço no qual acadêmicos apresentam suas pesquisas relacionadas à comunicação derivadas de projetos de iniciação científica.


Setor adquire drone para cursos de TCI e Petróleo e Gás

 

A partir do segundo semestre deste ano, o SEPT contará com um drone para os cursos de Tecnologia de Comunicação Institucional e Petróleo e Gás. O equipamento foi doado pela Receita Federal para a Pró-Reitoria de Administração e repassado ao SEPT, a partir dos esforços de negociação do professor Luiz Antônio Passos Cardoso, Diretor do Setor.

No curso de TCI, será usado em imagens e vídeos aéreos que irão ilustrar vídeos institucionais e trabalhos fotográficos do curso e da agência ZiiP. Já no curso de Petróleo e Gás, será utilizado em projetos do curso, começando pelo projeto das professores Simone Valaski e Marion do Rocio Foerster, que estudam a área do Rio Belém. O drone, de

modelo Phantom 3 Standard DJI, tem imagem em tempo real em HD e grava vídeos de 2.7k. As fotos podem ser tiradas em até 12 megapixels. Outra característica importante é seu alcance, que chega a um quilômetro de distância do seu controlador.

Após a decolagem, pode chegar até 54,6 km/h no ar. Do alto, ele grava seu ponto de partida e retorna com apenas um botão, caso haja alguma interrupção de sinal.

Fonte: Equipe Editorial

 


TCI promove a 4ª Jornada de Comunicação Institucional

Entre os dias 7 e 9 de maio, o curso de Tecnologia em Comunicação Institucional promoveu a 4ª Jornada da Comunicação Institucional, evento realizado pelos alunos do 5º período dentro da disciplina de promoção de eventos, ministrada pela professora Letícia Herrmann. Profissionais de diversas áreas da comunicação e das linguagens participaram da edição deste ano, que abordou o tema “Tendências Transmidiáticas na Comunicação da Era Digital”.

Os participantes tiveram a oportunidade de trocar experiências com profissionais do mercado, que falaram sobre comunicação integrada, línguas estrangeiras, fotografia e mídia digital, além de contar com a presença de Rodrigo Cierco, que representou a Regional Sul do Kantar Ibope Media, apresentando estratégias de pesquisa de mercado.

Fonte: Assessoria de Imprensa da 4ª Jornada de Comunicação.

Universidade Federal do Paraná
Formação para Multiplataformas

Rua Dr. Alcides Vieira Arcoverde, 1.225 | Jardim das Américas | 81520-260 | Curitiba-PR
coordtci@ufpr.br | facebook.com/ufprtci | instagram.com/ci_ufpr
41 3361 4916
Universidade Federal do Paraná
Formação para Multiplataformas

Rua Dr. Alcides Vieira Arcoverde, 1.225 | Jardim das Américas | 81520-260 | Curitiba-PR
coordtci@ufpr.br | facebook.com/ufprtci | instagram.com/ci_ufpr
41 3361 4916

UFPR nas Redes Sociais


UFPR nas Redes Sociais