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DigitalCOM

Oficina de Neurociência como método de pesquisa

Para encerrar a quarta edição do DigitalCOM, a especialista em ciência do consumidor Amanda Prestes Serpe, abordou o tema sobre Neurociência como método de pesquisa no desenvolvimento de cosméticos, no dia 2 de junho. Nessa oficina, Amanda destaca a importância da neurociência para compreender, traduzir e prever o comportamento humano.

Para exemplificar, Amanda trouxe um mapa mental, mostrando que entendendo o comportamento do consumo, a neurociência pode ajudar no fortalecimento da marca.


A Oficina Pesquisa Qualitativa abre a 4ª edição do DigitalCOM

A especialista em pesquisa qualitativa, Jéssica Coza, foi a palestrante da primeira oficina da quarta edição do DigitalCOM, no dia 11 de maio. O tema desta edição foi ‘’Pesquisa Qualitativa na Prática”, onde o objetivo foi de explicar a capacitação para pesquisas qualitativas individuais e grupais.

Jéssica focou na prática de rodar uma pesquisa baseada em suas experiências, para isso, mostrou a diferença entre as pesquisas quantitativa e qualitativa, sendo uma que lida com números e a outra que não. Além de apresentar exemplos de quando usar a pesquisa qualitativa, como para entender um comportamento de um determinado produto, entender hábitos de uso e entender o nível de conhecimento do público. Por fim, mostrou os diversos tipos de pesquisas, como, design thinking, focus group, hackston, etc.


Oficina sobre Prevenção ao Suicídio fecha a terceira edição do DigitalCOM

Fechando a terceira edição do DigitalCOM, a Profa Dra Dione Maria Menz abordou o tema sobre Prevenção ao Suicídio. Trouxe reflexões sobre esse fenômeno e suas formas de prevenção e posvenção.

Além disso, a Dra Dione Menz fala sobre a importância dos comunicadores

abordarem esse assunto com clareza e transparência em sua comunidade. Pois há um crescente de casos de suicídio, Dione afirma a importância de falar sobre esse assunto, pois, não se limita apenas ao campo da psicologia, e sim do campo do humano.


Terceira edição do DigitalCOM apresenta oficina de conceitos básicos de HTML e CSS

Para a quarta oficina da DigitalCOM ocorreu no dia 28 de Outubro, o convidado Bruno Daniel Gonçalves, desenvolvedor de web apresentando os conceitos básicos de HTML e CSS.

A oficina teve como objetivo ensinar os conceitos, estrutura e exemplos práticos de como trabalhar com as fórmulas. Bruno iniciou explicando o que é HTML, a sua importância para dar sentido a um conteúdo, mostrou a sua fórmula e aplicação na construção de páginas na web


Oficina de Otimização de Apresentações Corporativas

A quinta oficina da terceira edição do DigitalCOM, conta com a aluna do 5º período do curso de Comunicação Institucional, Thassia. Com o objetivo de ensinar a fazer uma apresentação utilizando a ferramenta Canva.

Thassia iniciou a oficina explicando o que seria identidade corporativa, e suas definições e importância. Além disso, a aluna passou algumas dicas de como fazer uma boa otimização para apresentações corporativas, como, conhecer a empresa ou marca para qual você irá apresentar, calcular o tempo, elaborar um roteiro e por fim, ensinou como montar a apresentação.


Rhay aborda a Comunicação Interna no DigitalCOM

Para a terceira oficina da terceira edição do DigitalCOM, temos a Gestora de Recursos Humanos, Rhay, da empresa Olist. Com 5 anos de experiência na área, Rhay aborda o tema sobre Comunicação Interna.

Apresentando a empresa Olist, que atua em quatro frentes de negócio, sendo elas, olist store, olist shops, olist pax e olist premium. Também apresentou com a Olist se comunica internamente, sabendo qual é a sua missão, valor, visão, a importância de todo o time conhecer as soluções que a empresa oferece, e por fim quais são as metas da empresa.


Oficina Como Converter Seu Cliente por Nicolas Gonçalves

Uma sequência da primeira oficina da terceira edição do DigitalCOM, agora o Nicolas Gonçalves mostra como converter seu cliente. Aborda dicas de gestão de produtos, landing pages, remarketing e e-mail marketing.

Aprofundando quais são as diferenças entre marketing de produtos e gestão de produtos, um que trabalha com os possíveis novos clientes e o outro centralizando seus esforços no produto.


Oficina de Como Atrair Meu Cliente ministrada por Nicolas Gonçalves

Abrindo a terceira edição do DigitalCOM, a oficina de Como Atrair Meu Cliente

ensina a diferença sobre clientes orgânicos e clientes pagos, ministrada pelo Nicolas Gonçalves, aborda os temas sobre Inbound marketing, SEO e anúncios pagos.

A oficina foi dividida em duas partes, a primeira focando em clientes orgânicos e a segunda nos clientes pagos. Para a primeira parte, Nicolas mostrou como fazer uma análise do mercado e de seus concorrentes para alcançar clientes, e para conseguir entender qual é o seu público-alvo, e assim criar uma persona e produzir a análise SWOT.


Métrica de Mídia Paga e Otimização de Campanha é assunto na oficina do DigitalCOM

O especialista em marketing digital, Nicolas Gonçalves, foi o palestrante da segunda oficina da segunda edição do DigitalCOM, no dia 28 de maio. O tema desta edição foi “Métrica de Mídia Paga”, em que foi explicitado o conhecimento necessário para ter sucesso nas suas publicidades.

Nicolas trouxe os principais pontos para fazer uma análise de mercado e de concorrência, para isso, mostrou ferramentas como SWOT, uma estratégia para reunir as principais informações dos seus concorrentes. Além de apresentar canais de conversão efetiva para captar os seus clientes da melhor maneira. Explanou também os melhores canais para começar a investir na mídia paga.


Oficina de RD Station e E-mail Marketing aborda características e funcionalidades do programa

RD Station e E-mail Marketing foi a nona oficina da segunda edição do DigitalCOM, ministrada pelo especialista em marketing digital Nicolas Gonçalves, no dia 9 de setembro. Nesse evento, Nicolas abordou as funcionalidades e as principais características do RD Station e em sua conexão com o E-mail Marketing.

Na prática, Nicolas mostrou como funciona o acesso ao RD Station e em sua aplicabilidade. Deu dicas das melhores formas de utilização e de como funciona o fluxograma de e-mails.


Oficina de Metodologia Ágil ministrada por Bruna Guimarães

A oficina de Metodologia Ágil foi ofertada na segunda edição do DigitalCOM, no dia 21 de junho, ministrada pela aluna do último período do curso de Comunicação Institucional, Bruna Guimarães. A oficina teve como objetivo ensinar novos métodos para gerenciar projetos mais adaptáveis às mudanças.

Foram ressaltados os benefícios da metodologia ágil, assim como os tipos de metodologia mais conhecidos, como o Scrum e o Kanban. Bruna também exibiu ferramentas que utilizam essas metodologias em seu sistema, com destaque para o Trello e o ClickUp.


Rafaela Correa apresenta oficina de Introdução ao Mailchimp

A quarta oficina da primeira edição do DigitalCOM ocorreu no dia 4 de março, apresentando o tema “Introdução ao Mailchimp”, ferramenta usada para e-mail marketing. A ministrante foi Rafaela Irene Correa, monitora da disciplina de Laboratório de Web. O evento explanou as principais funcionalidades e ferramentas do Mailchimp de forma prática e demonstrativa.

A oficina teve como objetivo ensinar o modo de uso do Mailchimp, apresentando passo a passo cada função e aplicabilidade. A ministrante Rafaela também apresentou os planos que a plataforma oferece e apontou os prós e contras do Mailchimp, além de automação, relatórios e integrações que a plataforma oferece para seus usuários.


Lovemarks é o tema da segunda edição do DigitalCOM

Na segunda edição do DigitalCOM, foi ofertada a quarta oficina sobre Lovemarks, por Laís Andrade, estudante do último período de Comunicação Institucional da UFPR, no dia 9 de junho. A palestrante apresentou o conceito e o significado por trás da palavra “Lovemarks”, além de dar dicas de como criar laços fortes entre a sua marca e o seu cliente.

Laís Andrade também abordou sobre a ferramenta de círculo dourado, no inglês: Golden Circle; que nada mais é do que uma estratégia de três perguntas que você deve fazer antes de montar ou divulgar o seu negócio ou produto. Além de apresentar as melhores marcas globais de 2020 como grandes exemplos de Lovemarks.


Laís Andrade ministra a oficina de Logotipo da DigitalCOM

Laís Andrade, aluna do último período de Comunicação Institucional, foi a palestrante da sétima oficina do DigitalCOM, no dia 23 de junho, com o assunto “Logotipo”. Na apresentação, Laís explanou sobre o processo criativo, etapas de criação do logotipo, manual da marca e apresentação ao cliente.

A apresentação contou com dicas que vão desde o básico – briefing – até o mais complexo – manual da marca. Além de explicar sobre rafe, naming, tipografia, cores, GRID e aplicabilidade. Laís ainda ensinou como apresentar o trabalho para o cliente de forma a valorizar a criação.


Oitava oficina apresenta Introdução ao Powtoon com Rafaela Correa

Na primeira edição do DigitalCOM foi ofertado a oitava oficina com o tema “Introdução ao Powtoon”, no dia 1º de abril. A aluna do sexto período de Comunicação Institucional da UFPR, Rafaela Correa, foi a palestrante do evento. Nesta edição, Rafa apresentou as principais funcionalidades e características do Powtoon.

Como de costume, Rafaela apontou os prós e contra dessa ferramenta de produção de vídeo, possibilitando ao telespectador a visão dos dois lados. Apresentou também as principais funções da plataforma de maneira exemplificada e prática. Além de dar dicas e mostrar o processo de criação da apresentação animada.


Oficina de Instagram e Tik Tok ensina técnicas e principais funcionalidades

No dia 3 de março, foi realizada a terceira oficina da primeira edição do DigitalCOM sobre Instagram e Tik Tok. A palestrante foi a aluna do último período do curso de Comunicação Institucional da UFPR, Bruna Guimarães, orientada pela professora Letícia Herrmann. O evento apresentou as principais ferramentas, funcionalidades e criações de conteúdo para cada uma das plataformas.

Bruna também abordou sobre o uso dessas redes por grandes marcas e em como você pode utilizar essas plataformas no âmbito profissional. Além de apresentar cada funcionalidade dos aplicativos, Bruna também ensinou estratégias de conteúdos e a utilização do sistema de métricas para você acompanhar o desempenho e resultado do seu negócio.


DigitalCOM apresenta oficina de Introdução ao Wix

No dia 11 de fevereiro, foi realizada a segunda oficina da primeira edição do DigitalCOM, ministrada por Rafaela Correa, aluna do último período do curso de Comunicação Institucional. O tema desta edição foi o famigerado “Wix”, plataforma intuitiva voltada para o desenvolvimento de sites.

Rafaela apresentou os prós e os contra do Wix, além de citar alguns planos e recursos que a plataforma oferece. Rafaela também trouxe as principais funcionalidades e os mais recentes recursos desenvolvidos por inteligência artificial, além de demonstrar na prática como criar o seu site.


Bruna Guimarães ministra a oficina de cronogramas

Na segunda edição do DigitalCOM, a oitava oficina da série foi sobre cronogramas para projetos, aconteceu dia 5 de julho e foi ministrada por Bruna Guimarães, veterana e monitora. Durante a oficina, Bruna explicou o que é e para o que servem os cronogramas, quais são os benefícios do seu uso, como desenvolver e organizar um. Para finalizar, apresentou diferentes tipos e mostrou como criar o próprio cronograma.

De uma forma geral, Bruna apontou o uso dos cronogramas e também seus benefícios. Estipulando a duração de cada atividade, é possível ter um controle do que está sendo feito, resultando em aumento do foco e da produtividade. Segundo Bruna, “quando a gente tem uma visão ampla das tarefas, a gente sabe quais são os nossos próximos passos e consegue enxergar tudo que a gente já fez”. Para completar, Bruna lembrou da importância de ter uma previsão de gastos, que ajudará na antecipação de problemas e facilitará a gestão de uma equipe.


Nicolas Gonçalves fala sobre Google e Facebook Ads

O monitor Nicolas Gonçalves ministrou no dia 11 de junho a quinta oficina da segunda edição do DigitalCOM, que teve como tema Google e Facebook Ads. Nicolas focou em explicar como fazer uma campanha eficiente e quais são os pontos atenção para ser assertivo desde a sua primeira campanha.

Segundo Nicolas, são cinco pontos de atenção necessários para ter uma campanha bem sucedida, são eles: o funil de marketing e venda, uma sequência de fatores que levará os visitantes de um site a se tornarem clientes. Tag e pixel, que são essenciais para capturar com anúncios aqueles clientes que visitaram o site, mas não finalizaram suas compras. Públicos e segmentações, esse ponto será necessário para criar uma conexão com as pessoas que já demonstraram interesse na sua empresa e palavras-chave, para que o conteúdo seja encontrado com mais facilidade por quem busca.

Para finalizar, Nicolas falou sobre o copy e criativo, “as outras etapas os clientes não veem, mas aqui devemos ser claros, objetivos, chamar a atenção e atingir a ‘dor’ do nosso cliente”, comentou.


DigitalCOM traz como tema Análise de Dados

Ministrada por Bruna Guimarães, veterana e monitora, e organizada para a segunda edição do DigitalCOM, a terceira oficina da série foi sobre análise de dados, e aconteceu no dia 7 de junho. Bruna falou sobre a relação entre dados, informação e conhecimento. Explicou o que é essencial para o profissional de comunicação entender sobre a análise de dados, como descrever e interpretar corretamente os resultados.

Bruna reforça que “tudo que é registrado, a gente considera como um dado. A partir do momento que a gente coloca significado dentro desse dado, ele se transforma em uma informação. Então o nosso trabalho como profissional de comunicação é, quando a gente faz relatórios ou uma pesquisa de mercado, transformar esses dados em informação”. Para finalizar esse processo, Bruna explicou que após dar significado aos dados, por meio de associação, podemos obter o conhecimento e, com isso, tomar decisões.


Segunda edição do DigitalCOM fala sobre Google Forms

Na segunda edição do DigitalCOM, a primeira oficina foi sobre Google Forms. Foi ao ar no dia 24 de maio, ministrada por Bruna Guimarães, veterana e monitora que trouxe as funcionalidades e dicas da plataforma. Ao longo da oficina, Bruna introduziu as aplicações básicas da plataforma. Na prática, mostrou como criar um formulário e outras funções como: respostas condicionais, uso de modelos prontos ou a personalização de um formulário e a criação de testes.

Para finalizar, Bruna passou dicas sobre a análise e seleção de respostas e mostrou os complementos, que irão trazer funcionalidades diferentes para o seu formulário. “Os complementos dos formulários são uma coisa que nem todo mundo conhece e ajudam super na hora de fazer os formulários, por ter muita ferramenta que funciona junto com o Google Forms”, completou.


Lais Ponciano apresenta diferentes funcionalidades da ferramenta Canva

No dia 19 de maio, ocorreu a oficina de abertura sobre a ferramenta Canva, exclusiva para os alunos da disciplina de Identidade Corporativa e Gestão de Marcas. Organizada na segunda edição do DigitalCOM e ministrada pela monitora Lais Ponciano.

Lais explicou como utilizar a ferramenta e a criação de um moodboard (painel de sentimento) e qual o auxílio que ele pode trazer na construção de uma identidade visual. Ao longo da oficina, também foram apresentados alguns recursos e efeitos disponíveis para produção de arte no Canva.

Lais trouxe dicas para criação de fontes diferenciadas e como gerar uma paleta de cores a partir de uma foto ou escolher entre as inúmeras opções de paletas disponíveis no próprio site. Sua última dica foi sobre a área de significados e simbolismo da cor. “Se você está fazendo algum trabalho, principalmente para identidade visual, isso é muito importante. Você consegue procurar o tom da cor que você quer e ele [Canva] traz uma explicação sobre qual impressão que esse tom dá e cores que você pode associar”, finalizou.


Google Ads é o assunto da última semana do DigitalCOM

Para finalizar a série de oficinas que trouxeram as melhores dicas e ferramentas do universo do marketing digital e da comunicação, a última semana da primeira edição do DigitalCOM, que foi ao ar no dia 31 de março, apresentou a ferramenta Google Ads, que abordou a questão dos anúncios na plataforma de buscas Google. A sétima oficina da série foi ministrada por Bruna Guimarães, veterana e monitora.

Ao longo da oficina, Bruna introduziu o que é o Google Ads, apresentando os benefícios do uso, quais tipos de redes e campanhas a plataforma oferece para montar o anúncio ideal para o seu público-alvo. Mostrou também o passo a passo para a criação de uma conta e as funcionalidades do Google Ads Editor, que possibilita o gerenciamento das campanhas criadas.

De acordo com Bruna, os pilares do Google Ads trazem vantagens de: relevância, controle e alcance. “Ajuda muito a gerar relevância para o seu negócio. Estar dentro da internet, como anunciante, para que pessoas busquem por serviços e encontrem a sua empresa. Ter controle das campanhas, delimitando um valor para gastar, e também alcançar resultados certeiros, atingindo o público certo, no momento certo.”


Rafaela Correa introduz a ferramenta Canva

A primeira edição do DigitalCOM trouxe na sua sexta oficina a introdução à plataforma de design gráfico Canva, no dia 18 de março, ministrada por Rafaela Correa, veterana e monitora. A ferramenta permite que os usuários criem artes para as redes sociais, apresentações, infográficos e outros conteúdos visuais, com facilidade, podendo escolher entre começar do zero ou trabalhar com layouts personalizáveis. A oficina foi recheada de dicas e truques na prática, apresentação de planos, interface e modelos.

Rafaela apresentou as principais funcionalidades da plataforma e reforçou “a melhor forma de aprender é fazendo também. É entrando, mexendo e vendo o que se enquadra melhor na necessidade. Qual o modelo você pode usar, o que vai ser mais útil para aquilo que você quer fazer”. O Canva traz uma infinidade de layouts para diferentes formatos digitais, animados e impressos, vale a pena conferir!


Bruna Guimarães fala sobre anúncios no Facebook e Instagram

A primeira edição do DigitalCOM foi ao ar no dia 17 de março, trouxe na sua quinta oficina o tema “Anúncios no Facebook e Instagram” e foi ministrada por Bruna Guimarães, veterana e monitora.

Bruna explicou o que é, como funciona a plataforma de anúncios e introduziu o Facebook Business Manager, usado para a criação de anúncios. Trouxe diferentes tipos de campanhas e indicou qual pode ser a mais adequada para o que você precisa. Na prática, mostrou como criar um anúncio, analisar os dados e como fazer uma boa manutenção das campanhas.

Para finalizar, Bruna passou algumas dicas sobre as ferramentas e comentou “à primeira vista, parece ser uma coisa muito difícil, mas a partir do momento que a gente entende como funciona essa mecânica e para onde tem que olhar, consegue ter uma noção bem maior se o anúncio está funcionando ou não”.


Oficina inaugural do DigitalCOM fala sobre e-mail marketing

A primeira edição do DigitalCOM teve a oficina inaugural dia 10 de fevereiro, trazendo conteúdos sobre e-mail marketing, apresentando suas praticidades e funcionalidades no trabalho do comunicador. A oficina foi ministrada por Bruna Guimarães, veterana e monitora.

Foram abordados importantes tópicos, como: para o que serve um e-mail marketing, quais são as vantagens e como começar. A ferramenta Sendinblue foi mostrada como uma das opções para envio do e-mail marketing. No mesmo site, mostrados na prática, alguns exemplos de design, automações, criação de lista de contatos e como fazer o envio corretamente.

Bruna pontuou algumas vantagens do uso do e-mail marketing. “É uma ferramenta de grande alcance. Por mais que hoje em dia a comunicação direta seja muito mais por mensagem, acredito que todos nós temos um e-mail, está presente na vida de todo mundo que é usuário da internet hoje em dia”. Além disso, explicou a possibilidade de mensagens personalizadas que, até mesmo com pouco investimento, podem trazer grande retorno.

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